AVIPAZ – Programa Beija-Flor

FHB - Formação Holística de BaseO Programa Beija-Flor foi desenvolvido pela UNIPAZ para atender à necessidade de implantar uma cultura de paz e não-violência no Planeta. Trata-se de um programa pedagógico de educação para a paz que visa à sensibilização das pessoas para a grave crise que atravessa a humanidade, gerada pela cultura de violência, e para a possibilidade de transformação dessa condição, através da participação de cada cidadão.

Esta sensibilização é feita através da realização do seminário “A Arte de Viver em Paz”, desenvolvido pelo psicólogo e educador Dr. Pierre Weil, reitor da UNIPAZ.

A Arte de Viver em Paz tem enfoque transdisciplinar–holístico e possibilita a ampliação de consciências e de re-educação em três níveis: individual, social e ambiental. Foi reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2002, como um método de educação para a paz.

São principais objetivos do seminário:
- propiciar aos participantes a oportunidade de refletir sobre as origens e a dinâmica do processo de destruição e as suas conseqüências nos planos pessoal, social e ambiental;

- sensibilizar para a necessidade e as possibilidades de se atuar sobre essas causas através de meios individuais, permitindo o estabelecimento de relações harmoniosas do indivíduo com ele mesmo, com os outros e com o meio ambiente;

- despertar para a responsabilidade de cada um no processo de transformação de uma cultura de violência para uma cultura de paz.

O seminário destina-se a todas as pessoas, instituições e organizações.

O Programa Beija-Flor nasceu no Brasil e estendeu-se a vários países do mundo através da multiplicação de facilitadores do seminário A Arte de Viver em Paz. Esses facilitadores são preparados por facilitadores-formadores credenciados pela UNIPAZ, através de Cursos de Formação de Facilitadores, projeto que integra o Programa Beija-Flor.

O programa é uma contribuição da UNIPAZ ao programa mundial da Unesco para consolidar no nosso planeta uma Cultura de Paz, ainda mais que a Unesco, no preâmbulo do seu ato constitutivo, afirma que “AS GUERRAS NASCEM NAS MENTES DOS HOMENS; LOGO, É NAS MENTES DOS HOMENS QUE DEVEM SER ERGUIDOS OS BALUARTES DA PAZ.” O seminário A Arte de Viver em Paz ajuda a erguer os baluartes da paz na mente dos homens.

Colabore com a multiplicação desta proposta de paz!

Informe-se sobre como organizar o evento em sua empresa, escola, universidade e comunidade.

Focalização: Nelcy da Silva Buôgo

Programação do Programa Beija-flor 2016 em Chapecó:

 

01-02