Obras Primas

Obra Prima é o trabalho de conclusão da Formação Holística de Base.

A Obra-Prima representa uma manifestação concreta e evidente do processo de interiorização e integração do paradigma e da abordagem holística ocorrida no Aprendiz durante o curso. Manifesta sua compreensão consciente da não-separatividade e da vinculação de todas as coisas. Derivada e impulsionada pela motivação e vocação específica do Aprendiz, a Obra-Prima poderá ser de natureza científica, filosófica, artística ou espiritual, tornando manifesta a consciência de sua responsabilidade em beneficiar o Universo com sua passagem e concluindo sua Formação Holística de Base.
Saiba Mais


Passageiros do Caminho – O Viver, o Morrer e o Processo de Luto

Trata-se de um estudo descritivo que teve como objetivo compreender o significado da morte e do morrer através de revisão bibliográfica. Compreender o que é a morte e como era e é vista em diferentes culturas e tradições. Pesquisar sobre a morte nas tradições cristãs católica apostólica romana e no espiritismo, bem como, na tradição do budismo tibetano. Pesquisar sobre a Tanatologia, seus conceitos e sua origem, a negação e o temor da morte na cultura ocidental que não se atém a impermanência da vida. Analisar o processo de luto, sua duração e a maneira como os enlutados são tratados e como gostariam de ser tratados. Os estudos mostraram que o homem ocidental não se prepara para a única certeza que tem na vida: sua passagem.

Maria de Fatima Petermann Hodecker
Aprendiz Unipaz-SC Turma IX


Transdisciplinaridade: ampliando a visão do humano nas organizações

Esta monografia tem como propósito levar a visão transdisciplinar holística para dentro das organizações, a fim de que lideranças e colaboradores ampliem seu entendimento a respeito do comportamento humano e contribuam, assim, para relações de trabalho mais harmoniosas e plenas.

Rosa Maria Mangoni Cansian
Aprendiz Unipaz SC Turma IX


A prática terapêutica espírita da desobsessão à luz da psicologia transpessoal

Esta monografia, resultado de uma pesquisa bibliográfica no âmbito da Psicologia Transpessoal e das obras básicas da Doutrina Espírita, busca subsídios científicos acerca dos diversos níveis de consciência e diferentes estágios evolutivos do ser humano, para melhor elucidar a prática terapêutica da desobsessão nos grupos mediúnicos. Pretende ainda, unir numa visão transdisciplinar holística, ciência e religião, no sentido de que não se dissociem o todo das partes e as partes do todo, uma vez que se entende que esta separação entre ciência e religião de fato não existe e que, numa visão transpessoal, o homem é um ser integral que transcende a idéia de tempo e espaço, buscando sua plenitude de ser inteiro e infinito.

Salete Maria Luciano Widman
Aprendiz Unipaz SC Turma IX


Alvaci e Elaine - AVICONFLITO
Mandalas da Vida
Uma representação dos níveis de consciência através da mandala e da simbologia de cada etapa da da vida com seus desdobramentos a partir das escolhas feitas.

Dulce Magalhães
Aprendiz Unipaz SC Turma V


MandalaCírculos Holísticos no Costão
“Experiência de Abordagem Holística em uma Organização Empresarial”

Conjunto de atividades de um circuito experimental de treinamento direcionado aos colaboradores de um grande resort de Florianópolis SC com adesão voluntária , apresentando e partilhando experiências e conhecimentos adquiridos durante a Formação Holistica de Base, através da proposta pedagógica da UNIPAZ, dentro de seus objetivos fundamentais.

Jairo Salles
Aprendiz Unipaz SC Turma IV Leia Mais


Viver: Arte ou Ciência

Reflexão apresentada em forma de livro sobre a trajetória de um ser que desperta e amplia o olhar sobre o mundo. Os temas foram escritos durante a Formação Holística de Base – FHB, inspirados nos pressupostos teóricos desta formação: O Despertar, O Caminho, A Obra Prima, trajetória obrigatória do aprendiz da UNIPAZ. Inspirado também nos temas dos seminários, holopráxis, estágios, leituras feitos nos dois anos do curso. Apresentado em capítulos, traz temas que propiciam um exercício de revisão ou aprofundamento das questões presentes no dia-a-dia de cada um.

Terezinha Bianchini Derner
Aprendiz  Unipaz SC - Turma III Leia Mais


MandalaTocando a Lua

Relato poeticamente um processo pessoal intenso e significativo do resgate do feminino em mim.
Mandala
Revelo a busca de experiências que facilitaram o reconectar com o feminino sagrado pleno; os sinais da caminhada que apontaram para a transformação pessoal; o reconhecimento e aceitação das diferentes etapas desta transformação; e a contribuição para o desenvolvimento dos atributos do feminino nas mulheres com as quais convivo.

Lorena Machado e Silva
Aprendiz Unipaz SC Turma III