Gotas no Oceano
Autora: ROVANI FERREIRA
Aprendiz Turma XII – Formação Transdisciplinar Holística -´FHB
Focalizadora Turma XVI – Formação Transdisciplinar Holística
10/03/19
Em Parceria com Leila Blauth no ano de 2016/17 tivemos o prazer de focalizar a Turma XVI na Formação Transdisciplinar Holística. E uma das nossas funções era fazer o traslado dos facilitadores (buscá-los no aeroporto trazer para o hotel e também do hotel para o local do seminário), sempre que podia eu me voluntariava para realizar esta gratificante tarefa.
Aprendi na FHB que receber os mestres e aprendizes com carinho e gentileza é parte da metodologia da Formação Holística de Base, criada por Pierre Weil. Ser, Conviver e Fazer são partes fundamentais na Arte de Bem Viver a Vida!
Em Agosto de 2016 tive a alegria de buscar nosso Reitor Roberto Crema no seu hotel (que ficava a 5min da nossa sede), onde facilitaria o 6º Seminário da Turma – Dimensões do Cuidar.
Cheguei no hotel um pouco antes do horário combinado, aguardei ele terminar seu café da manhã e o cumprimentei com um bom dia sorridente e um abraço recíproco perguntando se o café estava a contento, e o convidei para ir até o carro.
Todos os nosso facilitadores ficavam na mesma rede de hotéis, da família de uma de nossas aprendizes. Então fiz questão de perguntar a ele como havia sido a sua estada,a fim de trazer a informação correta para a nossa FAM (Ficha de avaliação) e também para poder dar o feed-beack à proprietária do hotel.
– E então professor Roberto, conseguiu dormir bem? Como está o hotel, as instalações e serviços o que achou?
-Está perfeito.
Respondeu ele. Eu sabia que nossos hotéis recebiam excursões e que as mesmas costumavam fazer barulho. Então, insisti:
– E o Sr. dormiu bem, não é barulhento, estava tranquilo?
E ele abriu novamente aquele sorriso e me disse:
– SIM dormi muito bem! E ACORDEI também MUITO BEM as 4:45 da manhã com muitas crianças correndo e brincando pelo corredor! Era tanta alegria que eu levantei para assistir, eles saltitavam e cantavam de felicidade.
Lembrei da minha infância. O quão bom eram os passeios em grupo e como fazíamos barulho também.
– Nossa professor! Sério !? Desculpe.
Tentando amenizar, é que recebemos muitos grupos de crianças e adolescentes, por causa do Parque Temático que fica na cidade vizinha. E as crianças mal podem esperar para chegar no parque, mas eu não sabia que o ônibus chegava tão cedo! Nos perdoe!
E ele, como um verdadeiro Mestre do Cuidado e Terapeuta que é, me disse:
– Não se preocupe querida eu adorei o contato com esta energia toda! Já tão cedo pela manhã! Foi muito bom. Acordou a minha criança interior.
Chegamos no local da aula e fomos presenteados com aquele seminário maravilhoso onde aprendi ainda mais…
Em Abril de 2017 tivemos o nosso 13º Seminário:
A Arte de Viver em Plenitude com a querida Dalila Lubiana, então novamente fiz questão de me voluntariar para fazer o traslado dela do hotel para a sede.
E resolvi continuar com a minha “pesquisa” sobre os Mestres e o Hotel.
Fiz a mesma pergunta que havia feito para o Reitor:
– E então professora Dalila, conseguiu dormir bem? Como está o hotel, as instalações e serviços o que achou? E já fui direto ao ponto, tinha barulho?
Ela me disse:
– Sim querida dormi bem, e sim Rovani havia barulho, mas eu não me importo com isso.
E continuou, Rovani assim como você eu sou professora de Yôga, e pratico “PRATYAHARA” se existe barulho, o barulho é de fora, eu deixo o barulho lá fora, se eu preciso dormir não trago pra dentro de mim. Eu faço a abstração dos sentidos que aprendemos no Yôga, fico no silêncio e na paz interior. Consigo dormir, meditar ou praticar. Faço o que quiser fazer, e deixo o barulho fora de mim.
Sabe quando você tem “aquela tomada de consciência” ?
O que você Rovani, teria respondido, se tivesse sido acordada as 4:45 da madrugada, no dia em que tivesse de dar aula o dia todo e no seguinte também?
Será que não usaríamos o pretexto do acontecido para justificar nossa “cara amarrada” e dar uma aula ruim?
Ou responderíamos como estes mestres?
Em que estágio evolutivo será que estamos?
Naquele dia percebi que havia recebido valiosas AULAS PARTICULARES com estes dois verdadeiros Mestres.
Que trazem pra sua VIDA PRÁTICA, vivem aquilo que ensinam em sala de Aula.
E que com certeza, eles aprenderam estas lições antes, provavelmente na mesma fonte: na ARTE DE VIVER A VIDA, com Pierre Weill.
Entendi que era sobre isso que a saudosa Dulce Magalhães falava durante a formação:
– “O mundo não para prà você. E ele não vai deixar de ser mundo, só por que você precisa dormir. Não vai deixar de acontecer o que tiver de acontecer”!
Por estas e outras pérolas de sabedoria, (que eu chamo de gotas dentro do oceano de aprendizado que é a UNIPAZ) Sou imensamente GRATA e feliz por ter acesso a pessoas tão simples, tão ricas e especiais.
Gratidão!!!
Eu Sou Rovani Ferreira
Aprendiz Turma XII e Focalizadora da Turma XVI – Formação Transdisciplinar Holística
Unipaz SC
Assim falei HEIY!
Balneário Camboriú, 10-03-19
Reitor da UUNIPAZ Roberto Crema, aprendiz Rovani e Presidente UUNPAZ SC Elaine Pavezi