Roberto Crema
Aprendizes
O cenário atual que envolve a nossa Família Humana é de passagem, crise da crisálida, um momento numinoso de morte e de renascimento.
São significativos os claros e muitos sintomas, óbvias e pedagógicas advertências que testemunhamos de uma crise crucial e global, de falta de consciência, de cuidado e de responsabilidade. O lamaçal de Mariana que assolou o Rio Doce e a crise também de lama da corrupção que nos espanta nos noticiários de cada dia nos lembra o desafio da tarefa alquímica do lótus, que é sagrado no Oriente pois transmuta a lama em flor…
O sangue que segue escorrendo em Paris, na Síria, no sofrido Oriente Médio sinaliza novamente o fatídico 11 de setembro, que inaugurou o século XXI e o terceiro milênio com q face do terror: o pior da Idade Média em guerra com o pior da Idade Moderna, o fundamentalismo religioso demente contra o fundamentalismos mercadológico irresponsável. Nesta sombria guerra, o único que sabemos é que não haverá vitoriosos, pois luta-se com as armas: violência que busca derrotar violência…
do melhor da Idade Média com o melhor da Idade Moderna? Aliar a catedral com academia, o coração com a razão, o oráculo com o laboratório, o Graal com a espada, o ser com o saber; eis uma síntese da proposta integrativa transdisciplinar holística, que estamos desenvolvendo há três décadas na UNIPAZ, mundos afora desertos adentro. Enfim, eis o nosso bom combate pela Paz, uma utopia em plena construção…
Como sempre gosto de dizer,
devotado à construção do edifício de um novo aprender, através de uma pedagogia iniciática e de uma terapia da inteireza humana. Estamos humildemente nos primórdios, assentando as primeiras bases dos fundamentos de uma inteligência integral que poderá reconstruir uma humanidade mais integra, integrada e mais plenamente humana, no jardim de Gaia.
e pela celebração da Transformatura, lembrando-lhes que a trilha evolutiva prossegue no passo nosso de cada dia!…
Boas brisas, voos altaneiros, em confiante marcha!
Abraço celebrativo,
Roberto Crema
Reitor da UNIPAZ Universidade Internacional da Paz
05 de dezembro de 2013.