fbpx

A Unipaz é uma escola de educação para a
paz e de cuidado integral.

Formação em Educação, Saúde e Cultura de Paz

A Unipaz é uma escola de educação para a
paz e de cuidado integral.

Formação em Educação, Saúde e Cultura de Paz

Embora a Universidade Holística Internacional tivesse surgido na França, ela não se desenvolveu em Paris, mas tomou corpo em Brasília.

Foi em Belo Horizonte, no curso de formação em Cosmodrama, realizado no Salão de Encontro de Noemy Gontijo, que Pierre passou ao planejamento da Formação Holística como tarefa prática, que consistia em adaptar o referido planejamento à realidade brasileira e à estrutura do Cosmodrama.

Logo depois da inauguração da Universidade Holística Internacional de Brasília, na Granja do Ipê, em 14 de abril de 1989, definiu-se, sob o impulso de Roberto Crema, com base numa forma aperfeiçoada daquele trabalho prático, a estrutura da Formação Holística de Base e iniciou-se a primeira turma com mais de oitenta aprendizes, em 1989.

Criou-se o colegiado da Formação Holística, que continua se reunindo periodicamente, aperfeiçoando o processo de maneira constante, fazendo revisões para adequar o curso à estrutura geral do programa “A Arte de Viver em Paz”, reconhecido pela 26ª Assembléia Geral da UNESCO como sendo um novo método holístico de Educação para a Paz.

A Formação Holística de Base FHB, curso base da Unipaz, está se mostrando, através da experiência destes muitos anos, um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência para o terceiro milênio e mais além...

Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes.

A partir de 1994, a UNIPAZ estendeu suas atividades para diversos estados e países, através de suas novas unidades constituídas sob a forma de Associações

Com a criação do Campus UNIPAZ Sul (1995), com sede em Porto Alegre-RS surgiram, naturalmente, os primeiros núcleos da UNIPAZ no estado de Santa Catarina: Florianópolis, Criciúma e Chapecó.

O núcleo sediado em Florianópolis constituiu suas primeiras turmas de aprendizes que fizeram o Curso de Formação Holística de Base (FHB): uma abordagem interdisciplinar.

Dentre os aprendizes que concluíram a formação holística, uns se inscreveram no curso de formação de facilitadores do seminário “A Arte de Viver em Paz”; outros deram continuidade à sua formação de terapeutas, criando um núcleo de estudos e formação vinculado ao Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT); todos os demais, em variados campos de atuação profissional, transformaram-se em agentes da paz.

Um evento importante, organizado pela Unipaz Sul e que teve o apoio da maioria dos membros do Núcleo da UNIPAZ Catarinense, liderados por um grupo aguerrido e entusiasmado, foi a preparação e realização, em Florianópolis, do VIII Congresso Holístico Internacional e o V Congresso Holístico Pan-Americano (2002), que contou com a participação de conferencistas nacionais e internacionais e uma multiplicidade de atividades para um público de mil e duzentas pessoas.

Para o Núcleo da UNIPAZ de Florianópolis, além de tudo o que o Congresso Holístico Internacional representou, foi também um momento de reflexão, decisão e emancipação que se efetivou com a criação da Associação Campus UNIPAZ SC, em 29 de outubro de 2002, e que passa a integrar a rede internacional UNIPAZ, mantida e administrada pela Fundaíão Cidade da Paz, com sede em Brasília.

O Campus UNIPAZ SC, consoante à filosofia da Universidade Holística Internacional de Brasília, célula mater da rede, tem por objetivos fundamentais atuar no pleno desenvolvimento do ser humano e na promoção de uma cultura de paz e de visão holística da realidade.

Buscando isenção em relação a quaisquer sectarismos de caráter religioso, étnico, cultural e político-partidário, o Campus UNIPAZ SC se propõe ser um espaço aberto de harmonização transdisciplinar, transcultural e transpessoal, promovendo – mediante convênios de parceria e cooperação mútua com entidades privadas e públicas nacionais e internacionais, com institui ões de pesquisa e ensino em todos os níveis -, atividades educacionais e de conscientização numa visão holística.

Ao lado da Formação Holística de Base, um curso inter e transdisciplinar permanente, com duração de aproximadamente dois anos, o Campus UNIPAZ SC desenvolve inúmeros outros projetos. O Festival Mundial da Paz, realizado em 2006, foi um evento promovido pelo Campus e que teve como único objetivo contribuir para a promoção de uma cultura de paz no mundo. (www.festivalmundialdapaz.org).

Gestão 2022/2025

Diretoria

Presidente: Rovani Ferreira
E-mail: rovaniferreira@gmail.com
Vice-Presidente: Aymara Gentil Penna
E-mail: aymarapenna@gmail.com
1º Tesoureiro: João da Silva Mattos
E-mail: joaodasilvamattos@gmail.com
2ª Tesoureira: Joana Maria Baldo
E-mail: joanabaldo96@gmail.com
Secretária: Alessandra Bombassaro
E-mail: alebombassaoconstelacao@gmail.com
2ª Secretária: Kátia Regina Luz
E-mail: luz.katiaregina@gmail.com

Conselho Gestor

1. Alessandra Izabel Bombassaro
2. Ariadne Schmidt Furtado
3. Aymara Gentil Penna
4. Cassia Morgana Busanello
E-mail: morganabusanelo@gmai.com
5. Daniela Pinheiro Rossi
E-mail: danirossi@msn.com
6. Elaine Marta Pavezi Raymundo
E-mail: hbgoulart@gmail.com
8. Joana Maria Baldo
9. João da Silva Mattos
10. Kátia Regina Luz
11. Leila Nascimento Blauth
E-mail: laylab@terra.com.br
12. Luciano Pedro Estevão
E-mail: lucianopestevao@yahoo.com.br
13. Marília Duarte da Silva
E-mail: mariliaduartedasilva@gmail.com
14. Maristela Rodrigues Roget
15. Patrícia Jerosch Pinto
E-mail: patmeyer.br@gmail.com
16. Rovani Ferreira
17. Susana da Costa Leite
E-mail: beesussa @hotmail.com

Conselho Educacional Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação:

1. Aymara Gentil Penna
E-mail: aymarapenna@gmail.com
2. Ariadne Schmidt
E-mail: ariadne.furtado@prof.pmf.sc.gov.br
3. Juarez Francisco da Silva
E-mail: juarezfsc@gmail.com
4. Rovani Ferreira
E-mail: rovaniferreira@gmail.com
5. Marília Duarte da da Silva
E-mail: mariliaduartedasilva@gmail.com

Suplentes Conselho Gestor

1. Cassia Morgana Busanello
2. Heloisa Brascher Goulart
3. Marilia Duarte da Silva
4. Maristela Rodrigues Roget

Conselho Fiscal

1. Jaime Salvon
2. Darcy Raymundo
3. Antonio Luiz Mignoni

Livro

A Paz como Caminho

Dulce Magalhães e autores

Entre em contato conosco para saber como receber o seu

Entre em contato e
peça seu exemplar:

Sede Unipaz Santa Catarina:
48 3234 1864 (das 8h30 às 12h - Florianópolis)