A Unipaz é uma escola de educação para a
paz e de cuidado integral.

Formação em Educação, Saúde e Cultura de Paz

A Unipaz é uma escola de educação para a
paz e de cuidado integral.

Formação em Educação, Saúde e Cultura de Paz

Embora a Universidade Holística Internacional tivesse surgido na França, ela não se desenvolveu em Paris, mas tomou corpo em Brasília.

Foi em Belo Horizonte, no curso de formação em Cosmodrama, realizado no Salão de Encontro de Noemy Gontijo, que Pierre passou ao planejamento da Formação Holística como tarefa prática, que consistia em adaptar o referido planejamento à realidade brasileira e à estrutura do Cosmodrama.

Logo depois da inauguração da Universidade Holística Internacional de Brasília, na Granja do Ipê, em 14 de abril de 1989, definiu-se, sob o impulso de Roberto Crema, com base numa forma aperfeiçoada daquele trabalho prático, a estrutura da Formação Holística de Base e iniciou-se a primeira turma com mais de oitenta aprendizes, em 1989.

Criou-se o colegiado da Formação Holística, que continua se reunindo periodicamente, aperfeiçoando o processo de maneira constante, fazendo revisões para adequar o curso à estrutura geral do programa “A Arte de Viver em Paz”, reconhecido pela 26ª Assembléia Geral da UNESCO como sendo um novo método holístico de Educação para a Paz.

A Formação Holística de Base FHB, curso base da Unipaz, está se mostrando, através da experiência destes muitos anos, um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência para o terceiro milênio e mais além...

Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes.

A partir de 1994, a UNIPAZ estendeu suas atividades para diversos estados e países, através de suas novas unidades constituídas sob a forma de Associações

Com a criação do Campus UNIPAZ Sul (1995), com sede em Porto Alegre-RS surgiram, naturalmente, os primeiros núcleos da UNIPAZ no estado de Santa Catarina: Florianópolis, Criciúma e Chapecó.

O núcleo sediado em Florianópolis constituiu suas primeiras turmas de aprendizes que fizeram o Curso de Formação Holística de Base (FHB): uma abordagem interdisciplinar.

Dentre os aprendizes que concluíram a formação holística, uns se inscreveram no curso de formação de facilitadores do seminário “A Arte de Viver em Paz”; outros deram continuidade à sua formação de terapeutas, criando um núcleo de estudos e formação vinculado ao Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT); todos os demais, em variados campos de atuação profissional, transformaram-se em agentes da paz.

Um evento importante, organizado pela Unipaz Sul e que teve o apoio da maioria dos membros do Núcleo da UNIPAZ Catarinense, liderados por um grupo aguerrido e entusiasmado, foi a preparação e realização, em Florianópolis, do VIII Congresso Holístico Internacional e o V Congresso Holístico Pan-Americano (2002), que contou com a participação de conferencistas nacionais e internacionais e uma multiplicidade de atividades para um público de mil e duzentas pessoas.

Para o Núcleo da UNIPAZ de Florianópolis, além de tudo o que o Congresso Holístico Internacional representou, foi também um momento de reflexão, decisão e emancipação que se efetivou com a criação da Associação Campus UNIPAZ SC, em 29 de outubro de 2002, e que passa a integrar a rede internacional UNIPAZ, mantida e administrada pela Fundaíão Cidade da Paz, com sede em Brasília.

O Campus UNIPAZ SC, consoante à filosofia da Universidade Holística Internacional de Brasília, célula mater da rede, tem por objetivos fundamentais atuar no pleno desenvolvimento do ser humano e na promoção de uma cultura de paz e de visão holística da realidade.

Buscando isenção em relação a quaisquer sectarismos de caráter religioso, étnico, cultural e político-partidário, o Campus UNIPAZ SC se propõe ser um espaço aberto de harmonização transdisciplinar, transcultural e transpessoal, promovendo – mediante convênios de parceria e cooperação mútua com entidades privadas e públicas nacionais e internacionais, com institui ões de pesquisa e ensino em todos os níveis -, atividades educacionais e de conscientização numa visão holística.

Ao lado da Formação Holística de Base, um curso inter e transdisciplinar permanente, com duração de aproximadamente dois anos, o Campus UNIPAZ SC desenvolve inúmeros outros projetos. O Festival Mundial da Paz, realizado em 2006, foi um evento promovido pelo Campus e que teve como único objetivo contribuir para a promoção de uma cultura de paz no mundo. (www.festivalmundialdapaz.org).

Diretoria 2018-2019

Elaine Marta Pavezi Raymundo President
Aymara Penna Vice-Presidente
Claudia Monteiro Moisés Secretaria Geral
Carmen Eloah Boff Secretaria Adjunta
Joana Maria Baldo Tesoureira Geral
Leila Blauth Tesoureira Adjunta

Conselho Gestor 2019

Antonio Luiz Mignoni
Ari Braz Dala Costa
Aymara Penna
Carmen Eloah Boff
Cassia Busanello
Celeste Vanazi
Claudia Monteiro Moisés
Daniela Rossi
Elaine Marta Pavezi Raymundo
Joana Maria Baldo
Jussamír Spramdïo
Katia Luz
Leila Blauth
Líbera Trombetta
Maria Luiza Carlini
Rovani Ferreira
Samira Rocha
Suênia Lino
Tania Ribeiro

Suplentes Conselho Gestor 2019

Elza Terezinha Araújo
Flavio da Luz
Gelmiro Trombeta
Maria da Graça Ferreira
Joel Bellaver
Marina Bassi
Rachel Kleinunbing

Livro

A Paz como Caminho

Dulce Magalhães e autores

Entre em contato e
peça seu exemplar:

Sede Unipaz Santa Catarina: 48 3234 1864
(das 8h30 às 12h - Florianópolis)

Entre em contato e
peça seu exemplar:

Sede Unipaz Santa Catarina:
48 3234 1864 (das 8h30 às 12h - Florianópolis)